Alana Garcia, do Beneficência Hospitais, é a Rainha da Saúde 2014

Carisma, beleza, simpatia e samba no pé. Essas são algumas das qualidades de Alana de Anselmo Garcia, eleita a Rainha da Saúde 2014. Durante o concurso, que ocorreu em paralelo aos Jogos da Saúde, no Sesc Campestre entre 10 e 12 de outubro, a jovem representante do Beneficência Hospitais foi o grande destaque.

Durante o final de semana, trabalhadores de hospitais privados, clínicas, laboratórios e serviços de saúde de todo o Rio Grande do Sul participaram da 9ª edição dos Jogos e Rainha da Saúde. O evento promovido pela FEHOSUL e Sistema Fecomércio-RS/Sesc tem como objetivo promover a integração dos servidores do segmento da saúde, bem como a qualidade de vida dos trabalhadores por meio de ações de lazer e esporte.

Aos 21 anos e cursando administração, Alana trabalha no setor de RH desde julho, e se disse surpresa ao ser escolhida pelos seus colegas. “Foi feita uma votação interna primeiro. Alguns colegas me incentivaram, acabei me inscrevendo e cheguei aqui. Participei em nome de todos da minha instituição”, comentou a nova Rainha, durante o coquetel de comemoração. Com pouco tempo no Beneficência, Alana acredita que o título vai ajudar a torná-la conhecida. “Eu ainda não conheço todos lá dentro, mas agora todos vão me conhecer”, brincou.

Além dela, a corte com as mais belas profissionais da saúde é composta por Letícia Juliane Riglei da Rosa (1ª princesa), do Hospital Vila Nova; Layra de Souza (2ª princesa), da Clínica Prontomed/Cachoeirinha; e Thais dos Santos Hain (Miss Simpatia), do Hospital Nossa Senhora Aparecida/Camaquã.

Enfrentar uma comissão avaliadora e grande público não é uma novidade para a Rainha. Sua primeira experiência foi como 1ª Princesa Mirim do Carnaval de porto Alegre em 2004. Hoje, ela praticamente mantém o título, sendo a atual Princesa do Carnaval da Capital. E vem justamente daí a ideia de usar o título de Rainha para apoiar o Projeto Doutorzinho, da AACD. “Foi o Rei Momo (Fábio Ferçoza) que me falou do projeto e agora pretendo incentivar”, revelou. O trabalho social ajuda crianças com câncer.

“Acho que aqui, o que conta é um conjunto, não só a beleza. A Rainha da Saúde representa uma área específica, uma cultura diferente. Espero representar da melhor forma as instituições de saúde do nosso Estado”, declarou.

Sobre a experiência com as outras 14 candidatas, que vieram de diferentes partes do Estado, Alana destacou que “o melhor de tudo foi a integração. Todas as concorrentes se deram muito bem e é importante conhecer pessoas de outras instituições. Na verdade, todas torciam por todas”.

“O nervosismo é normal, mas na hora das perguntas, me senti em casa”, comentou. Mesmo com experiência no Carnaval, a Rainha da Saúde admite que a tensão foi grande no desfile final. “Aqui foi mais difícil. E conforme as princesas iam sendo chamadas, sentia mais apreensão, até porque eram muitas candidatas lindas. A gente precisa manter o controle, aas quando ouvi meu nome a emoção tomou conta”, lembrou.

“Acho que aqui o que conta é um conjunto, não só a beleza. A rainha da Saúde representa uma área específica, uma cultura diferente. Espero representar da melhor forma as instituições de saúde do nosso Estado”, concluiu Alana de Anselmo Garcia, a Rainha da Saúde 2014.