Agenda 2020 apresenta sua visão do Estado aos candidatos Tarso Genro e José Ivo Sartori

Os dois candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e Tarso Genro, participaram de encontro da Agenda 2020 na tarde de 17 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael. O evento serviu para a apresentação das propostas para sete áreas apontadas como prioritárias para o crescimento do Estado, dentre elas a Saúde.

A reunião foi coordenada pelo presidente do conselho superior da Agenda 2020, Humberto César Busnello e teve a presença expressiva dos voluntários dos fóruns temáticos que trabalham em diferentes segmentos da sociedade: Gestão Pública, Saúde, Educação, Segurança, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura e Agronegócio.

Foi apresentado, aos candidatos, o estudo Sete Desafios do RS (1+6) (leia mais aqui), que trata da realidade sócio-econômica gaúcha, bem como os desafios e propostas em cada uma das áreas.

A câmara temática da saúde apresentou seus estudos através do seu integrante, voluntário e médico Fernando Lucchese.

De acordo com Lucchese, o número de leitos no SUS teve um incremento de apenas 1.636 unidades entre 2006 e 2013, quantidade insuficiente para o aumento da demanda segundo o especialista. Quatro pilares foram propostos como necessários para a saúde: acesso, financiamento, gestão e qualidade. Também foi sugerido que o governador fortaleça o papel de gestão da Secretaria de Saúde, investindo em parcerias público-privadas. Cláudio Allgayer, coordenador do Fórum de Saúde da Agenda, destacou que dentre as conclusões do grupo de voluntários, as demandas mais importantes para aquele que assumir o comando do governo, passam pela “interconexão da gestão do SUS com a saúde suplementar, visando otimizar a utilização dos recursos humanos, materiais, e tecnológicos em favor do cidadão; a ampliação do acesso e a melhoria dos cuidados assistenciais, com estímulos às parcerias público-privadas, com foco na segurança e qualidade das ações”, afirma Allgayer.

Os candidatos receberam o trabalho da Agenda 2020 em um documento impresso e cada um teve cerca de 10 minutos para falarem das suas impressões e projetos referentes ao conteúdo. O estudo envolvendo a área da saúde com as propostas sugeridas em cada pilar estratégico pode ser acessado aqui. Além de Fernando Lucchese e Cláudio Allgayer, estiveram presentes Fernando Torelly e Flávio Borges, também integrantes do Foro Temático de Saúde da Agenda 2020.