Café da Manhã com Saúde aborda a implantação do controle patrimonial

A FEHOSUL realizou, na manhã de 30 de maio, mais uma edição do Café da Manhã com Saúde. Tendo como convidado Renato Sanzi, da SCP Consultoria, o encontro teve como tema a Implantação do Controle e Avaliação Patrimonial na área da Saúde.

A SCP Consultoria é especializada em laudos de avaliação dos bens patrimoniais com base na Lei 11.638 e exigências das normas de IFRS para realização de Teste de Recuperabilidade (Impairment Test) para verificação do valor atual, vida útil, estado e conservação, capacidade de produção e valor de descarte dos bens.

Em suma, o controle patrimonial possibilita que as empresas obtenham maior eficiência, adotem práticas de sustentabilidade e da economia, minimizando o desperdício de recursos. “Empresas hospitalares, diferente das outras áreas, têm isenção fiscal e não se preocupam tanto com os bens, mas mais com a parte fiscal”, comentou o palestrante.

“Em parcerias público-privadas, como na administração de hospitais e UPA’s, os gestores privados ficam responsáveis pelos bens de uma prefeitura, por exemplo. Isso força um controle de separação, é preciso saber o que é público e o que é privado. Quando termina o convênio, é necessário se ter o inventário segregado de bens”, declarou Renato Sanzi.

O Teste de Recuperabilidade tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo. Esta realização pode ser de forma direta ou indireta, respectivamente, por meio de venda ou de utilização nas atividades. “A instituição é obrigada a avaliar o valor de mercado do que possui, o cálculo da vida útil dos bens. As empresas hospitalares fazem isso há pouco tempo”.

A SCP (www.scp.com.br) tem como clientes a rede de supermercados Carrefour, Banco do Brasil, Petrobras, Sulgás, Elegê Alimentos, Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Duratex, Siemens, Sport Club Corinthians Paulista, Red Bull do Brasil, entre outras empresas de pequeno, médio e grande porte. A empresa possui escritórios em Porto Alegre e São Paulo.